VERSATILIDADE CONSTRUTIVA NA CASA CONTAINER CURITIBA ATENUA A ESTÉTICA DOS CONTENTORES
Ao contrário do que muitos possam pensar, casas em contêiner podem conviver harmoniosamente em condomínios de classe média sem agredir o entorno, sem utilizar uma linguagem que destoe do predominante. Claro, é difícil não chamar a atenção pelo ainda inusitado sistema construtivo, mas é importante não ofender o meio quando se trata de lotes pequenos, onde as casas são muito próximas.
Na Casa Contêiner de Curitiba, o lote era de 10,00m x 20,00m. Parece pequeno, mas foi possível utilizar seis contêineres marítimos de 40 pés e o projeto totalizou 235,00 m2.
A cor branca, além de otimizar a refletência da estrutura metálica e, consequentemente, melhorar o conforto térmico da casa, também tornou a casa mais discreta. O revestimento de partes da casa em madeira também atenuou a estética dura dos contentores.
Internamente, a decoração adotada pelos moradores se contrapôs diretamente à linguagem do industrial da Casa Contêiner. O resultado ficou muito interessante e representa um excelente “case” de versatilidade do sistema.
About The Author
Pedro Grijó