Ser sustentável é uma escolha

A sustentabilidade ecológica é um fator determinante para a continuidade dos seres vivos no planeta Terra e a necessidade da preservação dos recursos naturais deixou de ser algo ideal para se tornar algo indispensável. Estamos diante de um dos maiores desafios ecológicos que a sociedade já viveu, pois ao longo dos anos, os seres humanos vem extorquindo da terra além do que ela pode oferecer e isso pode acarretar em danos irreversíveis – como já tem acontecido.
Portanto, a sociedade e principalmente, as organizações precisam chegar à um modelo de negócio benéfico não só à ela mesma, como também ao meio ao qual está inserida. A reutilização de materiais e a exploração responsável das matérias primas é a principal base para que a sustentabilidade ecológica ocorra.

lixo-nas-cidades

No último dia 16 de setembro, foi comemorado o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, e poucas pessoas sabem a importância desse frágil escudo de gás para a vida humana, mas a explicação é simples: a camada de Ozônio é responsável por proteger o planeta dos raios solares – ou seja, sem essa proteção, a vida na Terra seria inviável. Entretanto, diariamente nos deparamos com notícias a respeito dos buracos que tem se formado na camada de Ozônio provenientes da queima de gases de combustíveis fósseis que estimulam o efeito estufa.
Um dos principais causadores desses buracos, é o CFC (clorofluorcarbono), composto sintético, gasoso e sem propriedades tóxicas encontrados em solventes, sprays, geladeiras, ar condicionados e freezers. É possível encontrar produtos que usem baixos índices de CFC ou que já tenham substituído o uso de elementos com esse composto. As propostas de educação ambiental, bem como ações de conscientização ainda são fracas tendo em vista a urgência à qual estamos inseridos, embora o número de empresas e relações governamentais envolvidas com a causa tem crescido à cada dia. A Container Box, por sua vez, é uma das empresas parceiras do meio ambiente, que busca educar a sociedade por meio da reutilização de materiais que se transformam em projetos modernos, inovadores e eco-friendly!

A Pegada Ecológica desenvolveu uma calculadora capaz de apontar a quantidade de recursos naturais renováveis para manter o seu estilo de vida. Basta preencher com algumas informações básicas os seus hábitos de consumo para ter uma ideia de quantos planetas seriam necessários caso todos os seres vivos tivessem o mesmo padrão que o seu. Vamos tentar?  http://www.pegadaecologica.org.br/

 

2 ideias sobre “Ser sustentável é uma escolha

  1. eliane dal colleto

    Oi Danilo, tudo bom?
    Tenho seu telefone, mas achei que seria abuso ligar e te incomodar.
    Queria te contar algumas coisas do meu projeto pessoal de cohousing. Se você tiver um tempinho e disposição para ouvir, combinamos. Mas já dou um resumo: estou com alguns terrenos em conversação, para tentar entender se os mesmos permitem construções multimoradias, se podem acomodar projetos minimamente verticalizados.
    Assim que um dos terrenos estiver mais avançado em negociação, papelada etc.. pretendo te pedir um pré projeto e depois ‘vender’ a ideia para alguns amigos que celebram o conceito de cohousing comigo.
    Espero que isso seja ainda em 2016. E container, depois da localização na zona oeste, é minha segunda exigência. Vem quem topa container!
    beijo grande e sigo te acompanhando no facebook, tanto no tema container quanto política sofrível que vivemos.
    Eliane

    Responder
  2. Rafaela

    Oi Eliane,
    Obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes em saber do seu projeto, parabéns pela iniciativa!
    O Danilo recebeu o seu recado e entrará em contato.

    Continue acompanhando nossos posts aqui no blog, facebook e instagram. Sempre temos novidades e assuntos relacionados à arquitetura, construções em containeres e sustentabilidade.

    🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *